Charbay Brandy No. 83

Ao contrário do Cognac, que deve ser feito na região de Cognac, França, o conhaque pode ser feito em qualquer lugar. Ainda assim, é uma agradável surpresa descobrir que um dos mais novos e complexos conhaques vem de Napa, Califórnia, uma área normalmente associada ao vinho. Mesmo assim, este não é um conhaque típico da Califórnia. Foi criado por Miles Karakasevic, da décima segunda geração de uma família ioguslava de destiladores, que fundou sua destilaria Charbay em Mendocino, no ano de 1983. Embora Karakasevic já tenha destilado de rum a tequila em Charbay, seu primeiro empreendimento — após graduar-se como destilador e enólogo na Universidade de Belgrado e ter trabalhado em inúmeras vinícolas da Califórnia — foi esse conhaque.

Daí o seu nome Brandy nº 83 (US$ 350,00 por 750ml; US$ 185,00 por 375ml), pois foi destilado e colocado em barris de carvalho francês em janeiro de 1983.

Em 08 novembro de 2010, foi finalmente engarrafado com 40% de teor alcoólico. Bidestilado em alambiques charentais trazidos da França, e com raro vinho Folle Blanche como base, este conhaque artesanal de 27 anos em edição limitada é parte da série Medallion Collection e entrelaçado com cerejas, chocolate, frutas cítricas, e marzipã, com um leve traço de nozes. Um conhaque clássico, de um mestre destilador de formação clássica, só está disponível diretamente a partir da Charbay Still House em Santa Helena, Califórnia.

Deixe uma resposta